sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Custo da construção sobe em dezembro, diz FGV

O índice Nacional de Custo da Construção registrou em dezembro variação de 0,36%, acima do resultado do mês anterior, que ficou em 0,17%. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,15%. No mês anterior, a taxa havia sido de -0,05%. O índice referente à mão de obra registrou variação de 0,55%. No mês anterior, a taxa de variação foi de 0,36%.

No grupo materiais, equipamentos e serviços, o índice correspondente a materiais e equipamentos registrou variação de 0,17%. No mês anterior, a taxa havia sido de -0,13%. Dos quatro subgrupos componentes, dois apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para instalação, cuja taxa passou de -0,01% para 0,84%.

A parcela relativa a serviços passou de uma taxa de 0,26%, em novembro, para 0,07%, em dezembro. Nesse grupo, houve desaceleração de refeição pronta no local de trabalho, cuja taxa passou de 0,96% para 0,12%.

O índice referente à mão de obra registrou variação de 0,55% em dezembro, ante 0,36% no mês anterior. A variação ocorreu devido à primeira parcela do reajuste salarial de Recife, da segunda parcela de Brasília e dos reajustes salariais de Porto Alegre e São Paulo, segundo a FGV.

Quatro capitais apresentaram aceleração em suas taxas de variação: Brasília, Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro. Em contrapartida, Salvador e Porto Alegre registraram desaceleração. São Paulo manteve a mesma variação do mês de novembro.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário